Técnicas de Psicoterapia Holística,
Recomendação de Florais,
Apoio nos tratamentos de Transtornos Depressivos, Ansiedades, Pânico, Fobias, Disfunções Alimentares, Terapia de Casais.

CRTH-BR 0899 ABRATH
ATENDIMENTOS (AGENDAR)
(27) 3349-7262 /=/ 99292-2237

domingo, fevereiro 24, 2013


 
 
 
A DEPRESSÃO EM IDOSOS

 

A depressão é considerada hoje em dia, um problema de saúde importante que afeta pessoas de todas as idades, levando a sentimentos de tristeza e isolamento social que muitas vezes têm como desfecho o suicídio.
Contudo, é nas idades avançadas que ela atinge os mais elevados índices de morbilidade e mortalidade, na medida em que assume formas incaracterísticas, muitas vezes difíceis de diagnosticar e, consequentemente, de tratar.
Em consequência, a principal dificuldade que se coloca aos profissionais de saúde é o diagnóstico correto deste quadro clínico, que, em muitos casos, está associado ao fato de a maioria dos idosos, negarem a sua depressão e não procurar tratamento psiquiátrico.
De fato, é frequente que as pessoas que rodeiam e convivem habitualmente com os idosos associem à idade avançada à melancolia e a tristeza devido a perdas afetivas, econômicas, sociais e doenças crônicas, não valorizando as suas queixas (SIMÕES, 1996).
As teorias que sustentam a depressão no idoso, como sendo diferente do tipo de depressão em outras faixas etárias, apoiam-se, entre outros aspectos, nas diferenças da sintomatologia apresentadas em cada caso.
Existem diversos estudos que demonstram que os idosos apresentam, na sua maioria, depressões atípicas, não se encaixando por isso nos padrões das classificações existentes nomeadamente CID 10 E DSM. IV (COHEN e EISDORFER, 1997).
Na opinião dos mesmos autores, as depressões atípicas podem ser caracterizadas pela falta de episódios de tristeza, claramente distinto, mostrando-se o doente apático, com queixas subjetivas de comprometimento cognitivo, ansiedade proeminente, somatização e excesso de preocupação com o corpo.
Reforçando esta tese, SIMÕES (1996) afirma que, no idoso, os sintomas iniciais do quadro depressivo são relativamente inespecíficos, tais como a astenia, perturbações de sono, tristeza e ansiedade, desinteresse por hábitos e/ou prazeres habituais. Os sintomas mais específicos são os que decorrem da depressão do humor, bem como a lentidão psicomotora.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.